sábado, junho 27, 2009

Tamiya F104pro


Esta semana comprei o novo modelo de Formula 1 da Tamiya, o F104Pro. Houve muitas mudanças em relação ao modelo anterior, o F103, que foi lançado há 15 anos atrás. Primeiramente o tamanho das rodas ficaram 10mm maiores e um pouco estreito que antes, deixando a aparência igual aos carros de Formula 1 de agora. A posição da bateria também mudou. No F103 a bateria ficava na posição paralela ao eixo traseiro. Agora fica na posição de 90 graus em relação ao eixo traseiro, possibilitando o uso de bolhas bem mais estreitas que antes. O dif. gear traseiro agora fica embutido dentro do cilindro de alumínio do encaixe dos pneus. No F103, ficava dentro do aro, dando um pouquinho de trabalho na hora de fazer a rotação dos pneus ou manutenção. A altura da parte frontal do chassis ficou regulavel e a camberagem também (camber de 0 grau ou 1 grau). O comprimento também aumentou 1.5cm em relação ao F103. Corri com os pneus normais do Kit, pois ainda não existem outras opções por enquanto, e deu para perceber que este novo modelo corre muito bem, sem diferença com o modelo anterior. Porem a aparência ficou muito bonita. Realmente ficou parecido com os modelos de Formula 1 dos dias de hoje. Claro que ainda continuarei usando o F103 com as bolhas dos carros de F1 dos anos 90. Naqueles anos , as rodas eram mais "gordas" e o chassis mais largo. Dependendo do modelo da bolha, usarei o chassis ideal. Ficaria feio um Mc Laren de antigamente num chassis comprido e estreito, não e'?












Comparando o F104 e o F103.


New Aluminium Dif. housing


Roda do F103 e F104.


Mesmo com os pneus originais do kit, deu para correr bem, marcando o mesmo lap time do F103. Filmei um pouquinho e postei no YouTube.

8 comentários:

Tomita Mugen disse...

eaí Roberto!!

bem montado esse vídeo!!

boa aquela da foto de comparação entre o F103 e o F104!!!!

fiquei esperando os japas amigos meus comprar pra ver se ia gostar e já viu né....muito loko!!!!e.......fiz o pedido do meu...

abs

Robekensugi disse...

Realmente o chassis e' muito bom. So' os pneus nao sao bons para carpete. Ja fiz o pedido dos pneus da Kawada (L rubber) la na loja.
Tanoshimi desu!

Tomita Mugen disse...

A ZEN colocou no mercado seus pneus pro F104!!!
dianteiro dureza "40" e traseiro "25" e "30".....na FUTABA PRO SHOP já tem....média de 1,050 yenes
já usei o "25" no F103 3 gostei!!!! só o preço acho "salgado"
abs

Neto disse...

Ola Roberto, sou aqui de são paulo e gostaria de ter uma informação sua, vc ja andou de 103 e agora de 104, vc sente muita diferença de desempenho entre um carro e outro? as rodas diant e tras cabem no 103?

valew

Robekensugi disse...

Ola Neto. Sobre o desempenho do F104 em comparacao com o F103, eu achei o F103 mais controlavel que o F104, mas ainda nao existem muitas opcoes de pneus como o F103. Por enquanto, acho que o F103 tem um melhor desempenho em pistas, mas nao a ponto de arrasar o novo modelo. Visualmente o novo modelo e' muito bonito com as bolhas parecidas com os atuais modelos de carros de Formula 1, que sao mais estreitos que os Formulas de antigamente. Sobre as rodas, da para usar as rodas dianteiras do F104 no F103(para usar as rodas traseiras, sera necessario trocar o dif.joint traseiro) As rodas do F103, so' as traseiras dao para usar no F104, porem, vai ficar com a mesma largura do F103.

neto disse...

E ai Roberto,blz? preciso de mais uma ajuda sua... estou inventando um pouco aqui no meu 103, rs. O eixo traseiro é a mesma medida do 103 e 104?a ponta do eixo(sextavado)do lado esquerdo é o mesmo para os dois modelos? os rolamentos sao os mesmos para os dois?

Obrigado pela ajuda, um abraço.
neto.

Robekensugi disse...

Oi Neto. O eixo traseiro do F104 ficou mais curto. A parte esquerda (olhando pela parte traseira) e' igual ao F103. A parte esquerda, onde vai a coroa e o dif ficou mais curta, pois as pecas que ficavam dentro das rodas do F103 agoram ficam dentro do cilindro de aluminio onde encaixa a roda direita. Muitos ja estao usando o eixo do F104 e as pecas do lado direito no F103, pois da menos trabalho de regular o dif ou trocar as rodas, alem de nao ocorrer mudanca na largura, pois o que faz mudar a largura traseira no F104 sao as rodas, que apenas sao mais extreitas que as do F103. O preco do eixo (carbono)e as pecas da parte direita custam mais ou menos 4000ienes.

neto disse...

Valew roberto, obrigado pela ajuda.